(ed.choice) Drupal





Acabei de instalar a nova versão final do meu CMS preferido (uso no br101.org e neste site). É bem construído e pensado para servir de base para a colaboração. Tem montes de recursos para moderação, taxonomia e as estatísticas são bem completas.

A interface de administração melhorou um pouco na versão 4.5, mas não é dos mais fáceis de configurar. Outro fragilidade é na categoria templates. Há uma boa variedade espalhada pela internet, mas o Mambo conta com templates prontos mais bonitinhos e variados.

Site Oficial
drupal.org
A dynamic web site platform which allows an individual or community of users to publish, manage and organize a variety of content, Drupal integrates many popular features of content management systems, weblogs, collaborative tools and discussion-based community software into one easy-to-use package.

Drupal no Brasil: drupal.hipercortex.com

Meu teste do Drupal
http://sememprego.dtdns.net/weblivre/drupal45

Para entrar na área de administração:
Username: admin
Senha: demo

Por favor, não faça muita bagunça... Não quero ficar limpando o site toda hora.

O site de teste está hospedado em um servidor precário... Se ficar muito tempo fora do ar, por favor escreva para weblivre@br101.org. Vc pode/deve tentar usar os cms instalados no opensourcecms.com. Lá tem muito mais opções do que aqui. :)

Comentários

aqui minha cotruibuicao com o site de analises de publicadores de conteudo.
o unico analisado ate agora foi o Drupal.
achei muito complicado, pouco funcional, alem de nao poder fazer as coisas praticamente... entenda-se por isso, a facilidade de com apenas um clique, fazer bold, incluir link, ediar link, etc... para tudo eh necessario um breve conhecimento de html. mesmo que muito breve torna a pulicacao de algo, um pouco chato e pouco proveitoso, pois ao inves de gastar "neuronios" com o abre tag, fecha tag de todo dia, poderiamos dar mais enfase ao conteudo. a grande locomotiva que move o mundo.

enquato o acesso for dificil, maior sera o recesso...

O Drupal aceita um plugin chamado htmlArea (htmlarea.com) que permite a inclusão de links e outros comandos html de maneira gráfica...

Eu que não instalei, pq eu costumo escrever no Quanta (editor de html, tipo HomeSite) e colar no no Drupal. Prefiro assim. Vou ver se instalo o htmlArea no site de testes.

China , instala aqui pra gente poder usar :

e depois se possivel da as dica passo a passo,

seria legal T+

Tá lá... agora não precisa fazer href na mão.

Qto ao passo-a-passo... É mais fácil vc começar a mexer... O drupal é bem flexível e dá para fazer vários tipos de sites diferentes... tudo depende do q vc quer fazer.

Se tiver dúvidas específicas me comprometo a responder, se eu souber :)

[]s
China

Instalei a versao 4.5 para poder testar .
Instalei o modulo htmlarea , loguei como adm , ativei em modulos :
copiei htmlarea.module para /drupal/modules
apareceu em settings : htmlarea

Mas nos textarea , nao aconteceu nada ,continua do mesmo jeito.
Nao tem as opcoes de um editor on line

Vc pode me ajudar a instalar e configuar ( htmlaarea)

grato

manman

Vc incluiu a tabela "htmlarea" na base de dados do seu site?
Sem ela não funciona...

Que versão do Drupal vc está usando? O módulo varia de versão para versão. Além disso, não sei se foi por bobagem minha, mas na versão 4.5.1 o htmlarea não funcionou direito aqui... abria funcionava quase tudo menos os links. Não fucei muito. Simplesmente fiz o upgrade para o 4.5.2 e funcionou sem problemas.

Entretanto, antes de ter esse trabalho, dá uma olhada nas opções do administer => settings => htmlares => textarea e veja se existe alguma área de texto habilitada para usar o editor.

[]s
China
http://homedochina.br101.org

PS: Eu não gosto muito de coisas como o htmlarea. Prefiro usar um editor externo (Quanta+, Bluefish, HomeSite, etc) e colar o resultado nas textarea. É mais transparente e eficiente. Só escrevo diretamente no site em texto curtos como neste comentário... :)

tem o TinyMCE tb

China o servidor tá offline, não tem como você disponibilizar para que eu teste?^:)

Por favor....
[]s

Oi Wundo,

Acho q tah funcionando... que mensagem de erro tava dando?

O servidor dos testes é precário mesmo... Para hospedar esse monte de coisas sairia caro em um servidor de verdade... e por enquanto não dá para eu bancar. :(

Quem sabe no futuro aparece um jeito de transferir os testes para um servidor de verdade... :)

[]s
China

Vocês poderiam me ajudar a instalar o php template do Drupal ????

Páginas

Comente

Filtered HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal