Content Management Systems





Sistemas para criar e administrar sites de maneira descentralizada e sem a necessidade de conhecimento de programação. Devem contar com um sistema de workflow, templates e classificação do conteúdo. Os softwares de gerenciamento de conteúdo, normalmente têm as funcionalidades expandidas por módulos.

Aplicações Web:

Comentários

Ola,

Muito interessante a sua pagina, so faltou vc incluir o plone www.plone.org que eh um dos maiores cms open source q existe atualmente.

falous

Oi Fábio,

O problema é a minha capacidade técnica... Ou melhor, a falta dela... Não tenho um servidor Zope para instalar o Plone e outros softwares baseados nesta plataforma.

Tá na lista de providências futuras...

[]s
China

Cara, pra resolver o seu problema, basta vc acessar o site www.objectis.org , e criar gratuitamente uma conta de Zope/Plone.

Qualquer dúvida, vc pode entrar em contato comigo ou visitar minha página www.fabiorizzo.com que eu te ajudo.

Até mais

Fabio Rizzo
www.fabiorizzo.com
fabiorizzo@gmail.com

Minha nossa! Penso que é mais falta de informação!

O Zope se intala em qualquer computador ou sistema operacional em uns 5 minutos.

Mas nem precisa instalar um e depois o outro, basta baixar o instalador do Plone e já tem um servidor zope/plone em, no máximo 10 minutos.

Com essas ferramentas sempre foi assim.

Rafael escreveu em: http://br.br101.org/links-audioblogs.html e eu tranferi a discussão para cá, o lugar mais apropriado.

Mas minha questão é a seguinte: Para um “SISTEMA” (a caixa alta é para realçar a complexidade e tamanho) de médio ou pequeno porte que seja, o CMS serve? Eu consigo criar um banco de dados de clientes e produtos e todas as respectivas páginas de cadastros e manutenção e pesquisa e operações mais variadas (utilizando recursos Javascript, DHTML,)? Ou o CMS não é para isso? Pois parece que CMS não é para fazer sistema, sim para gerenciar conteúdo na Internet, ou seja, conteúdo de blog, de fórum de discussão, conteúdo de um site de divulgação de uma empresa, de um produto... Até agora, nos que eu mexi, o tal do Dupral (- obrigado por deixar ele disponível) foi o único que deixa eu editar uma página em html sem filtros, mas eu tentei implementar alguma coisa com Javascript e dhtml e deu uma porrada de problema... Em termos de interface e lógica e controle (para mim) o que eu mais me interessei foi o eZ, mas também não consegui fazer alguma coisa do tipo.

Não entendi direito o que vc quer fazer... mas talvez valha a pena vc dar uma olhada nos software livres para "intranet":

http://weblivre.br101.org/intranet-software-livre.html

Tem sistemas de CRM (Customer Relationship Management) ou em linguagem de gente: administração de vendas... Dá para fazer os cadastro dos clientes, organizar visitas, etc... acho bacana o SugarCRM.

Não sei o que é "operações variadas"... não entendi o que javascript e DHTML tem a ver com isso... qual funcionalidade vc quer? De qq modo, dá para desligar o editor de HTML embutido do Mambo (acho q de outros tb) e vc pode entrar código como no Drupal.

O Mambo tem uns módulos para e-commerce (loja) que cria catálogos de produtos, carrinhos de compras, etc... Se for isso que vc está procurando... Além disso, vc pode integrá-lo ao OScommerce (dá uma olhada tb em http://weblivre.br101.org/comercio-eletronico.html )

Tô fazendo um demo mais completo dos recursos adicionáveis ao Mambo (sem acesso a área de admin como no weblivre)... ainda não coloquei o e-commerce, mas já tem, por exemplo um sistema de reservas para hoteis, joguinhos, vários templates para vc ver como são na prática e outros brinquedos.

Dá uma olhada em http://livre.hn.org/mambodemo/

[]s
China

Não sei ao certo...

O que ocorre é: parece que os CMSs são algo como legos (manja aqueles bloquinhos de montar?), ou seja, são bons para gerenciar as ferramentas que trazem, são bons para criar a partir do que já existe (construir novos módulos a partir dos que já existem, ou de junções e remendos dos "objetos" primitivos - nativos do CMS em questão). Mas para tentar misturar alguns plásticos diferentes, ou qualquer outro tipo de peça, ou fazer uma modificação mais profunda, tentar fundir derretendo tudo,,, parece que os CMSs ficam deslocados... - Não sei ao certo... Mas os que eu testei ficam nessa. Eu não posso criar uma tabela de clientes, dependentes dos clientes, e uma tabela de telefone tanto para um quanto para o outro, e exibir as informações de um cliente, com seu respectivo telefone, e seus dependentes, com seus respectivos telefones, tudo isso mais o detalhe em html dinâmico e javascript de cada telefone ficar piscando em cores randômicas a cada segundo. {- eu sei que parece absurdamente desnecessário algo desse gênero, mas a impossibilidade de fazer-se algo desse gênero implica em vários problemas para criar páginas de um sistema de informação}. E também tem o detalhe da segurança... Pelo que vi, as referências de segurança só acontecem entre CMSs; ou seja: tal CMS é mais seguro que aquele, ou tal CMS é mais seguro que aquele outro. Isso, pois, os CMSs em geral tem uma segurança baixa (ex: o no site do próprio phpnuke, existe um tópico sobre comparações com outros sistemas CMSs, e é citada que a diferença de invasão entre CMSs fica na casa dos minutinhos - sendo que o phpnuke tem um record de invasão na casa dos segundos...).

Espero ter explicado melhor o que estou querendo saber (se estou certo ou errado). Obrigado por ter respondido e colocado meu post no devido lugar

Rafael

ps: ouvi alguns trabalhos sonoros seus e de seus companheiros musicais (lá naquele site de "opensource music", ou algo assim), caramba... que viagem! Muito interessante... Destaque para tiro na nuca e aquele do olavo, que tem um tema meio que de sintetizador rolando a música inteira. - vou ver se cato os esquemas para também colocar as músicas do trio em que toco lá no site.

tem um programa muito bom que eu uso que se chama spip... www.spip.net e para uso mais avancado www.spip-contrib.net tem varios outros programas baseados nele...

Olá,
Achei muito interessante este gerneciador de conteúdo que você está utilizando o Drupal. Baixei o mesmo e instalei. Fiz alguns testes. Achei muito legal.
Porém não encontrei com fazer para criar páginas particulares de membros.
Minha idéia é criar um portal, onde em cadastro pessoas e elas podem criar duas páginas no portal.
A perguta é tem como fazer isto.
Até +

Dá uma olhada nas configurações de acesso dos usuários (access control no original. As traduções em português variam).

Dá para criar vários perfis de usuários com diversos direitos diferentes.

Normalmente as páginas ligadas a um usuário são tratadas como "blog" (um dos vários tipos de formato de conteúdo, como book, article, page, etc).

Não sei se dá para limitar em duas páginas por usuário sem hackear. Talvez criando montes ded perfis.... Depende do que vc quer fazer... Pq vc quer limitar a duas páginas?

Se as páginas forem com informações de perfil tem um módulo que aumenta os formulários de registro para o tamanho que vc quiser... Mas nunca testei.

Cogito ergo doleo

[]s
China

Sou um cara meio frustrado no trabalho porque foi-me delegado desenvolver sistemas com o PhpNuke e logo descobri que ele é o pior rascunho php que eu ja vi. É horrível!

Tem muitos bugs, cheio de buracos para serem explorados com ataques xss ou de sql-injection (poristo leva poucos minutos para hackeá-lo) e para piorar o código é muito mal escrito, em alguns trechos, praticamente ilegível.

No trabalho eu gasto 50% do tempo corrigindo erros, deficiências e procurando onde está o código responsável pela mudança desejada.

Para completar ele foi escrito com o péssimo costume de register globals ON (leia porque isso é ruim aki http://www.php.net/manual/en/security.globals.php)

Combine tudo isso com a minha síndrome de “isso não foi feito por mim” (http://en.wikipedia.org/wiki/Not_Invented_Here) e você terá uma idéia da minha frustração.

Por isso eu decidi, no mesmo dia em que comecei a trabalhar, começar o meu próprio CMS.

2 meses se passaram e ele já está até +- funcional, suporta templates, banco de dados, ajax, módulos (ja tem 3 módulos prontos), login/cadastro de usuários, perfis e umas coisinhas mais. Atualmente trabalho no módulo de administração pois sem ele tudo o que eu fiz até a gora se assemelha + á um framework doque á um CMS.

Bom essas coisas que citei praticamente todo CMS tem. E como eu quero fazer um trem bacana, estudo vários CMS já existentes para ver onde eles pecam para não errar como eles. Afinal, fazer a coisa certa do começo é bem + rápido e fácil que consertar depois que você tem milhares de linhas de códigos. =)

Eu pretendo deixar o CMS com o código aberto e gratuito para fins não lucrativos. Bom falar é fácil, quero ver é esse CMS decolar!

Todo dia quando acordo de madrugada pra trabalhar naquela gambiarra que é o phpnuke eu penso em me demitir para me dedicar ao meu CMS. Mas o dinheiro me ajuda muito, apesar de ser tão pouco para o meu cargo =(.

Bom, logo que eu terminar o módulo de admin e o instalador do cms eu vou colocar no meu site (www.mrbubu.com)

Obrigado pela atenção, precisava desabafar e alertar sobre o quanto o phpnuke é um lixo.

Bruno Cassol:
Webdeveloper, faz Ciências da Computação na UFMT

Psiu! To procurando um trabalho melhor, não importa o lugar, contanto que pague o que eu merecer e principalmente: não seja um trabalho monótono ou braçal.

Contato MSN/email: brunokassol _arroba_ yahoo.com.br

"Perdãu pêlo mêu portugueis mau dizido ke nimguen corréje."

Páginas

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal