(ed.choice) Drupal





Acabei de instalar a nova versão final do meu CMS preferido (uso no br101.org e neste site). É bem construído e pensado para servir de base para a colaboração. Tem montes de recursos para moderação, taxonomia e as estatísticas são bem completas.

A interface de administração melhorou um pouco na versão 4.5, mas não é dos mais fáceis de configurar. Outro fragilidade é na categoria templates. Há uma boa variedade espalhada pela internet, mas o Mambo conta com templates prontos mais bonitinhos e variados.

Site Oficial
drupal.org
A dynamic web site platform which allows an individual or community of users to publish, manage and organize a variety of content, Drupal integrates many popular features of content management systems, weblogs, collaborative tools and discussion-based community software into one easy-to-use package.

Drupal no Brasil: drupal.hipercortex.com

Meu teste do Drupal
http://sememprego.dtdns.net/weblivre/drupal45

Para entrar na área de administração:
Username: admin
Senha: demo

Por favor, não faça muita bagunça... Não quero ficar limpando o site toda hora.

O site de teste está hospedado em um servidor precário... Se ficar muito tempo fora do ar, por favor escreva para weblivre@br101.org. Vc pode/deve tentar usar os cms instalados no opensourcecms.com. Lá tem muito mais opções do que aqui. :)

Comentários

é só copiar todo o diretório dentro de /themes/engines. Nada mais.

Preciso de ajuda...
Ontem inseri alguns htmls do google e um html de video (embebed src, etc)e parecia que estava tudo bem... no entanto hoje quando fui acessar não aparece mais a parte do rodapé (aquela que eu configuro em opções/Mensagerm de rodapé e o editor de html não funciona mais/ não aparece quando vou criar uma nova notícia ou editar as anteriores, sendo que não mexi nas configurações desse editor.

Não sei se posso ter feito outra coisa e o que pode ter acontecido e como não entendo de programação penso em restaurar tudo, mas só tenho direito ao restaure de conteúdo ou de banco de dados(caso contrário tenho que pagar 150,00). Qual seria o mais indicado?
O site é www.vivenciapedagogica.com.br
Grata,
Mary

Oi Mary,

Fui olhar o seu site e as mensagens de rodapé estão funcionando.

Dificil dizer o que aconteceu... Eu prefiro não usar o editor de html embutido no drupal (e qq outro cms) pois não gosto de abrir a possibilidade de sujeiras no código que esses confortos costuma trazer.

Eu escrevo em editor de html e colo no Drupal. Eu uso o Quanta+, mas qq um que gere código limpo como o bluefish e o homesite.

Vc pode tentar ligar e desligar o módulo do editor em admin/modules e ver se volta o editor.

Existe a possibilidade de ter rolado alguma tag aberta nesses codigos de video (não seu o que é html do Google), mas acho dificil que tenha causado o desaparecimento do rodapé.

O conteúdo do campo da mensagem de rodapé desapareceu ou só não aparece na tela?

Se ficou vazio sozinho é possível que tenha dado algum problema no banco... Se os dados estão lá talvez seja alguma coisa com o template... Mas de qq modo parece que foi resolvido, né?

Cogito ergo doleo

[]s
China
http://br.br101.org

Como eu devo configurar o .htaccess do drupal para que as URls fiquem limpas?

Eu perderei os links antigos se fizer essa modificação? Eu descobri que a Locaweb tem suporte a este recurso, ams eu preciso modificar isso no meu arquivo e como nunca mexi com nada disso não sei por onde começar...

Preciso de algo como: saber o que exatamente deve ser escrito e onde... de preferencia para eu recortar e colar no local certo, pois não entendo bem dessas especificações técnicas e é muito ruim link com ?q= como este: http://www.vivenciapedagogica.com.br/?q=webfolio.html

Grata,

Mary

O htaccess que vem com o drupal já vem com o código necessário para fazer o mod_rewrite funcionar. Basta habilitar na configuração.

Se vc habilitar o módulo "path" pode tb definir o nome da página que vc quiser. Vai aparecer mais um campo na hora de vc entrar um novo texto ou editar os antigos q vc pode escrever o que vc quiser.

Todos os links internos vão continuar funcionando. Os links de outros sites para o seu talvez não...

Cogito ergo doleo

[]s
China

Oi China,

Eu alterei as configuracoes do drupal e tenho esse path para digitar o nome da pagina, como no exemplo da do Webfolio.
O problema é q quando clico em "Opcões" para selecionar urls limpas aparece a mensagem: "Parece que seu host nao está configurado corretamente p/ urls limpas. Por favor, cheque por suporte a MOdRewrite com seu administrador de host"
Eu contatei a locaweb e eles disseram que o modRewrite já está habilitado.
Na raiz do meu drupal tem um .htaccess-old e eu cheguei a renomear para .htaccess e deu um erro na página...

Por isso desconfio que o meu .htacces nao esteja certo.

[]s

Mary

Oi China,

Mais uma informação: o arquivo .htaccess da raiz do meu drupal estava com o nome de .htacces-old, entao eu renomeei para .htaccess.
Apenas apagando o arquivo nada acontecia, mas renomeando nao consigo visualizar nada que há no site e também aparece a msg de erro abaixo:
"Please contact the server administrator, webmaster@vivenciapedagogica.com.br and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.
More information about this error may be available in the server error log."

Na locaweb eles dizem q há suporte a modRewrite... entao nao entendo porque está dando erro e se o problema é com eles ou alguma configuração que eu devo fazer...
[]s
Mary

Oi Mari,

O htaccess é um arquivo de configuração do Apache. Qq coisa errada nele deixa todo o site fora do ar mesmo.

Vc pode pegar o orginal no site do Drupal...

http://drupal.org/project/drupal

As vezes, há algumas mudanças de versão para versão. Não sei qual vc está usando.

De qq modo, é muito importante vc usar a última versão disponível de qq CMS.

Tem milhares de fdps procurando sites desatualizados e vulneraveis para a retransmitir spam ou outras maldades do mundo virtual.

Ou seja, um site desatualizado não prejudica apenas a comunidade que o frequenta. Enche o saco de toda a internet.

Como aparentemente vc está assumindo a responsabilidade pelo site, aconselho vc a aprender a instalar o drupal original em um servidor de testes (ou em um diretório ou subdomínio do seu) e aprender a fazer os upgrades.

Não é dificil. É só fazer o upload, criar a base de dados (não sei como é na locaweb, mas qq provedor de hospedagem decente tem uma interface gráfica para fazer isso) e colocar alguns dados do seu site em um arquivo chamado settings.php (fica em "/sites/default/settings.php").

Depois que vc sacar como faz isso, vc pode copiar o template do seu site no diretório "/themes". Aí, provavelmente vc vai ter um site igualzinho ao seu sem nenhum conteúdo.

O último passo é fazer uma cópia da base de dados e apontar o site novo para ela (novamente no settings.php)

Talvez vc esteja usando algum módulo fora do drupal padrão. Qq coisa, normalmente, é só baixar do http://drupal.org/project/Modules, descompactar e copiar no "/modules" (todos vem com instruções detalhadas)

Se vc fizer tudo isso, vai ter aprendido a fazer um backup completo do seu site.

Vc vai poder sair da locaweb sem precisar da ajuda de ninguém...

Esse é um processo educativo. Para fazer o upgrade, normalmente é só copiar os arquivos novos sobre os velhos e executar o "upgrade.php" que vem junto.

Entretanto, eu não faria nenhum upgrade sem ter um backup completo de todo site e conhecimento sobre como reinstalar tudo.

Há instruções detalhadas no site do drupal http://drupal.org/node/258 e em vários arquivos de texto que acompanham todos os pacotes.

Voltando ao mod_rewrite...

Não sei se a pessoa que fez seu site fez alguma modificação nele para fazer alguma coisa fora do padrão.

O meu, por exemplo, tem um monte de coisas para bloquear spammers e gente que tentou invadir o br101,org, por exemplo.

De qq modo, a parte que vc precisa ter para fazer o mod_rewrite funcionar é essa (pelo menos na versão 4.66 do Drupal):

# Various rewrite rules.

RewriteEngine on

# Modify the RewriteBase if you are using Drupal in a subdirectory and
# the rewrite rules are not working properly.
#RewriteBase /drupal

# Rewrite old-style URLs of the form 'node.php?id=x'.
#RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
#RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
#RewriteCond %{QUERY_STRING} ^id=([^&]+)$
#RewriteRule node.php index.php?q=node/view/%1 [L]

# Rewrite old-style URLs of the form 'module.php?mod=x'.
#RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
#RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
#RewriteCond %{QUERY_STRING} ^mod=([^&]+)$
#RewriteRule module.php index.php?q=%1 [L]

# Rewrite current-style URLs of the form 'index.php?q=x'.
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule ^(.*)$ index.php?q=$1 [L,QSA]

Cogito ergo doleo

[]s
China
http://br.br101.org

Oi China,

Como eu enchi tanto a sua paciencia, acho que vale a pena compartilhar os resutlados.
A locaweb relatou que tem algumas configuracoes de confiança que nao podem ser alteradas, mas me avisou o que era permitido deixar no .htaccess e entao deu certo. Ufa... nem acreditei.

De qualquer forma gostei das suas dicas e vou fazer os testes em um outro servidor americano p/ ver se aprendo e fico mais independente. Agora estou contentissima com as urls limpas... faz uma baita diferença.
Super obrigada, o seu site é ótimo!
[]s
Mary

Oi China,
Tenho revirado vários fóruns com esta dúvida,mas nao encontro a solução..
Atualizei o drupal para a versão 4.7 e fiquei contentíssima, pois aprendi muita coisa...
O problema é que ele só reconhece o usuário 1, que é o administrador. A tabela de usuarios consta na base de dados, mas as senhas nao funcionam e ao solicitar o usu´rio por e-mail é como se nao existisse.
Quando solicitamos senha por e-mail, recebemos a mensagem, editamos, alteramos a senha,mas depois o login não funciona.
Quem se cadastra passa pelo mesmo processo, mas depois o login não é reconhecido. O que eu posso ter feito de errado?
Grata
Mary

Páginas

Comente

Filtered HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal