Plataforma





LAMP (Linux/Apache/MySQL/PHP)


Há montes de gerenciadores de conteúdo (CMS - Content Management Systems) para as mais diversas plataformas. Minha recomendação são os que se baseam em Linux (Sistema Operacional), Apache (Servidor Web), PHP (linguagem de programação) e MySQL (Base de dados), quarteto conhecido com LAMP.

A escolha de uma plataforma baseada em softwares de código aberto não é apenas ética/ideológica. A quantidade de opções de CMS LAMP é muito maior e a hospedagem é mais barata e fácil de encontrar.

O motivo: as empresas de hospedagem não precisam pagar licenças de uso e um servidor Apache rodando em Linux exige muito menos hardware que o concorrente da M$. Além disso, o servidor de código aberto é infinitamente mais flexível e seguro que a opção IIS.

A opção ASP/IIS cria também uma dependencia da boa vontade da M$ quando aparecem falhas de segurança. Não é agradável ter o site invadido e não poder nem tentar tapar o buraco por não ter acesso ao código do programa.

No meu caso pessoal, a dependência de um servidor M$ traria mais gastos colaterais. Meu computador é relativamente velho (dos primeiros Atlhon XP) e só não se aposentou ainda pq uso Gentoo (uma distribuição linux muito otimizada)... Se tivesse que instalar um ruindows XP teria que trocar a minha máquina tb.



Os pré-requisitos para fazer sites a partir deste texto:
- ter espírito autodidata e vontade de aprender
- saber fazer uma busca no google
- conhecer a seguir a etiqueta da internet e, principalmente,
- ler o texto Como fazer perguntas inteligentes?" (o original, do Eric Raymond está aqui. É longo mas não deixe de ler. Sem essas regras fica difícil de construir de conhecimento na internet. )

Comentários

o texto de "como fazer perguntas" é uma piada, quem consegue fazer "perguntas inteligentes" não precisa vir aqui...para fazer a pergunta que vai fazer voce delirar,tem que ter um curso universitario de informatica...tipow, eu sou advogado, no dia que vc vier me fazer uma pergunta de quem nao fez direito, vou mandar voce ler toda a coleção de Pontes de Miranda, ok?

O texto sobre como fazer perguntas é um dos principios da construção do conhecimento na internet.

Além disso, faz parte tb de qualquer manual de ética e bons modos no mundo virtual.

Se vc não quiser fazer algum esforço para entender algo, não há nenhum problema.

Basta pagar um profissional capacitado para resolver seus problemas de informática.

Eu tb não espero que nenhum advogado me preste consultoria gratuitamente.

Cogito ergo doleo

[]s
China
http://br.br101.org

mandou muito bem amigo!
Poisé... o problema não é saber fazer perguntas... é perguntar pra alguém que saiba sobre o que está "falando"!

Porque todo usuário de LAMP ,ou qualquer coisa do tipo tende sempre a querer ser o Hacker, vejo que os Srs , estão criando regras controverças e infundadas.
Conheço o linux tenho treinamento oficial ,mas cá em tre nós , o windows está bem melhor e bem mais difundido.

weblivre, está parecendo um partido política de esquerda atacando de qualquer forma para todos os lados , dá pra se falar das coisas boas do linux sem ficar fazendo este ideologia barata.

Hospedagem Lamp é mais barata e abundante.

Esse é o ponto. Quem politiza essa questão é o PT e vc.

Esse é o MEU caminho. Vc é livre para fazer o seu.

[]s
China

China,

Tb sou jornalista e desde já parabenizo sua iniciativa de produzir um site como este: é uma verdadeira obra prima de informação para nós jornalistas leigos em programação !!!

Apesar de ser tb desde a época do TK 80, CP 400, MSX, etc... risos... e entender de internet, Photoshop, Corel, etc, programação nunca foi meu forte !!!!

Entendido o conceito da coisa (uso uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo desenvolvida em ZOPE no meu dia-a-dia), mas sinceramente acho que não vou ter pique pra colocar no ar um site mesmo com suas valiosas dicas... :-(

Não sei se vc ou algum conhecido podem me auxiliar no desenvolvimento de um projeto pessoal (afinal, tb quero ser independente !!!!) de conteúdo jornalístico: é uma mistura de site com blog. Maiores detalhes, te passo se for de interesse.

Obrigado !!!!!!!!!!!!!

Marcio

Por favor gostaria muito de aprender a fazer um site, mais gostaria de algumas palavras chaves prq eu poder procurar na net, google. Sou leigo nessa area, mais com mukto vontade de aprender a criar site. agradeço desde já. abraço

O primeiro passo é ler o texto sobre como fazer perguntas (http://geocities.yahoo.com.br/cesarakg/smart-questions-pt_BR.html)

[]s
China

China,

Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa. Estou iniciando o estudo pelo seu site, e pelo que pude ver até agora, tem tudo que preciso neste momento.
Estou querendo entrar no negócio de hospedagem e criação de sites. Neste momento estou avaliando a melhor opção de CMS para o meu caso. Para minha situação atual (desempregado) acho que o LAMP será o caminho, embora eu tenha trabalhado desde o inicio com M$, que vc tem razão quanto ao $. O cara é louco.

A medida que eu for desemvolvendo o conhecimento neste negócio (hospedagem e construção de sites), vou contar com a seu suporte, sé vc não se opor.. claro.

Parabéns pelo material!

Ah...uma pergunta ? vc tem participação no datacenter nerdhost ?

Olá Vianna,

Fico feliz por vc ter achado útil.

Não tenho participação em nenhum datacenter ou empresa de hospedagem.

Quanto ao suporte, posso tentar ajudar... entretanto, sou jornalista e webmaster autodidata...

Os meus problemas técnicos eu vou resolvo com a ajuda do Google e da comunidade do Drupal.

IMHO, a parte de hospedagem não é lucrativa... a concorrência é grande e o negócio só vale a pena se o volume for muito grande.

Eu concentraria os esforços na criação de sites.

Meu CMS preferido é o Drupal... uso em quase todos os sites aqui do br101.org.

Parece mais "feio" que o Mambo/Joomla! mas ganha em flexíbilidade, capacidade de customização e recursos.

O Drupal é usado para organizar comunidades de prática em centros de pesquisa de empresas do porte da IBM e Bell Labs.

Sites de grande movimento como o Onion (theonion.com) tb adotaram o Drupal e há relatos de sites que foram slashdoted e sobreviram graças ao bom sistema de cache do sistema.

Vale dar uma olhada neste paper da IBM justificando a adoção do Drupal (Há comparações com outros CMSs livres).

Cogito ergo doleo

[]s
China
http://br.br101.org

Páginas

Comente

Filtered HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal