Como fazer um website de verdade?





Introdução:


O objetivo da parte do WebLivre é ajudar colegas jornalistas, outros produtores de conteúdo e MPEs sem conhecimento técnico a criar uma presença decente na internet sem precisar depender de profissionais da programação ou do web design.

Aqui vc vai encontrar subsídios para a escolher o gerenciador de conteúdo (CMS - Content Management System) mais adequado às suas necessidades, contratar a hospedagem com o melhor custo/benefício e tb dicas práticas para enfrentar alguns desafios técnicos.

Com vontade de aprender e menos de U$ 30 por ano é possível produzir um website dinâmico personalizado fácil de atualizar com várias formas de interação com usuários (comentários, fóruns, enquetes, newsletters, etc).

Estou escrevendo aos poucos... Pretendo comentar em breve tb alguns aspectos da escrita para a web, estratégia editorial e organização do conteúdo.

Índice:


Escolha do CMS
- LAMP (Linux/Apache/MySQL/PHP)
- Open Source
- Content Management System (CMS)

Hospedagem
(veja tb Hospedagem de sites no Brasil... Vale a pena?)
- Necessidades
- Coisas úteis
- Preços
- Domínio

Personalização
- Temas e Templates
- Cascade Style Sheet (CSS)
- HTML => Conhecimento mínimo de html necessário

Servidor de testes
- Prá q serve?
- Dns dinâmico

Divulgação
- Como funcionam os mecanismos de busca?
- Como fazer parte do índice Google?
- Como facilitar a vida do Googlebot?

Conteúdo
- Linguagem Web
- Organização do conteúdo
- Qual é a função editorial do br101.org?
- Creative Commons


Os pré-requisitos para fazer sites a partir deste texto:
- ter espírito autodidata e vontade de aprender
- saber fazer uma busca no google
- conhecer a seguir a etiqueta da internet e, principalmente,
- ler o texto Como fazer perguntas inteligentes?" (o original, do Eric Raymond está aqui. É longo mas não deixe de ler. Sem essas regras fica difícil de construir de conhecimento na internet. )


Disclaimer:

Tenho contato com computadores desde os tempos do tk82, brinquei com videotexto, bbs, fiz meu primeiro site em 1996, cobri a área de informática e meu último emprego de verdade foi em uma dotcom, mas não sou programador ou especialista em segurança.

Sou jornalista (veja http://homedochina.br101.org) e nos últimos tempos tenho me dedicado a tentar viver produzindo conteúdo independente na internet.

Se discordar de algo, por favor, use a área de comentários ou, se preferir, escreva para china243 at br101.org.

Comentários

htmlarea é um programinha editor de HTML que vc pode acrescentar a um site.

É um programinha para q visitantes sem conhecimento técnico possam criar links, gerar negritos, itálicos, essas coisas.

Ou seja, não é a coisa mais importante para vc aprender agora... acho.

Se vc não conseguir colocar o drupal no ar... tb não se desespere... vá tentando e aprendendo... Na verdade, imagino que as dificuldades devem ser maiores na configuração do servidor... e não do drupal... mas enfim...

Enquanto isso, monte um site no blogger.com ou outro lugar qq para vc poder começar a sacar as questões de público... visitas... encontrar o seu jeito de escrever... o que escrever.. etc.

Cogito ergo doleo

[]s
China

Porém é um processo lento de informação e criar um site não é como brincar com aqueles blogs que você faz em 5 minutos criar um site não é apenas colocar informações ao vento, mas sim colocar informações detalhadas ou seja para que você obtenha uma ótima home page é necessário ser exato e pratico para que o visitante que muitas vezes está com paciência e tempo curtos consiga achar o que procura o mais rápido possível, tenha em mente que um site é uma fonte de informações que requer praticidade, eu por exemplo adoro sites simples e leves pois rapidamente encontro o que procuro, sites com muitos efeitos e imagens de primeira qualidade nem sempre agradam a todos pois não são todos que disponibilizam de uma boa conexão para visualização do mesmo, quem usa uma discada por exemplo terá muita dificuldade para acessar sites que contenham muitas imagens e efeitos em flash ou outras coisas. Seja objetivo esse é a minha simples dica.
Abraço a todos!
Qualquer dúvida ou explicações sobre o assunto], dicas ou qualquer outra coisa podem entrar em contato comigo que eu responderei com todo carinho saboeirovirtual@bol.com.br obrigado.

gostaria de fazer um site para mim e mais dois amigos.
tipo assim...somos muito amigos e queriamos que os outros pudessem encontrar mais informações sobre nos em um site.
ver como fazemos para cultivar a amizade e etc.
abraços

me add ai no msn q eu t ajudo lucario_pk@hotmail.com

Talvez fosse mais fácil e cômodo fazer um "blog", "fotolog" ou até mesmo um fórum gratuitos. Mas se vocês não são comodistas e gostam de "meter a mão na massa", poderão desenvolver seu próprio site em HTML ou utilizar-se de um "site builder" qualquer. O problema está na hospedagem. Hosts gratuitos - assim como outros que cobram muito barato - costumam oferecer espaço irrisório para o que vocês desejam fazer.
Existem dois parâmetros a serem considerados:
O espaço em disco (medido em megabytes) e a taxa de transferência (medida em gigabytes). Essa última é que é "o nó" porque se vocês tiverem muitos amigos e muitas fotos para compartilhar, isso provoca um tráfego intenso, fazendo o seu site literalmente parar, ou ser cobrado pesadamente pelo excesso.
Pessoalmente uso o xpg.com.br que é muito bom e cuja taxa de transferência ainda é ilimitada. Mas cuidado para não assinar nenhum dos serviços pagos, porque são caros. Nada de xpg plus. Fique no gratuito que é melhor, pelo menos por enquanto.
Existem muitos hosts gratuitos no exterior mas você tem que ser meio "fera" no inglês por causa das "armadilhas comerciais" que são praticadas lá fora.
Dê uma olhada no meu site www.humor44.xpg.com.br que é um site de testes, totalmente desenvolvido em html e feito no notepad do windows. O site é "uma bagunça só", mas foram empregadas muitas técnicas de html que fomos aprendendo com o tempo.
Se utilizar um forum, faça-o "por fora" do site, isto é, faça um link no site apontando para o forum e outro link no forum apontando para o site, para não infringir os termos de serviço de seu host.
Todo forum gratuito vai fazer propaganda, a qual não poderá interferir na propaganda inserida pelo host.
Escrevi tudo isto esperando ter ajudado, e supondo que vocês entendem pelo menos um pouquinho daquilo a que me referi ou pelo menos já ouviram falar.
Se precisarem de mais ajuda, podem mandar e-mail para sergmotex@pop.com.br
SDS, Teixeira

Marketeiro nao é trambiqueiro,
na verdade somos mercadólogos.

Seu china de MERDA

Cara, o meu problema está com servidores, eu estive procurando em vários sites uma resposta descente atravéz do google, mas não obtive resultados. Meu problema é o seguinte: estou tentando fazer um servidor em meu computador para montar um site, sendo assim, já usei vários programas - easyphp, IIS, guildftpd entre outros, não obtive resultados. O erro ocorre quando tento entrar no site de fora da minha rede, nunca da certo, sempre diz "site não encontrado", já tentei liberar portas em firewalls, e no meu modem, também já tentei criar regras de NAT, NAPT, e DMZ, mas nada deu certo, minha operadora é Brasil Telecom, meu modem : SPEED STREAM 4200.
Dese já agradeço, se você puder me ajudar ficarei muito grato.

Meu msn e e-mail é: wilian_buffon@hotmail.com
Tenho 16 anos, moro em Marau - RS
Valew vei !!!

Olha, Willian, eu não entendo muito do assunto, mas pelo que tenho lido por aí, um site precisaria de DOIS servidores DNS (pelo menos para registro de dominio) para que seja "visto" na internet.
Espero ter ajudado.
SDS, Teixeira
sergmotex@pop.com.br

Bem acho que a pessoa que criou "isso" aqui não entendeu que as pessoas não sabem fase sites e querem informções do tipo: "que programa eu devo ter", "onde consigo", "qual maquina eu tenho que ter" e assim por diante!

Antes de tudo é necessário ter uma boa idéia geral daquilo que se pretende.
Em segundo lugar, precisamos de ALGUM conhecimento de html, o que não é nenhum bicho de sete cabeças. Trabalhando apenas com um editor de textos (do tipo notepad do windows) e mais a html, dá para fazer QUALQUER tipo de site, embora nem sempre isso seja o ideal. Consiga um "host" (provedor de hospedagem) GRATUITO para testar o resultado.
Geralmente esse host fornece meios diferentes para enviarmos nossas páginas: Ou um painel de controle próprio, ou um programa de FTP.
Iremos precisar ver nossa página em vários browsers diferentes (Internet Explorer, Netscape, Opera, Firefox, etc.) porque alguns não aceitavam bem certos comandos.
Quanto ao computador que precisamos, pode ser qualquer "486 da vida" onde se possa pelo menos ter o notepad e um browser mais ou menos atualizado, com um modem de 28800 bps. Qualquer coisa acima disso é lucro!
Quem usa Linux deverá usar outros programas, mas o caminho será o mesmo.
Tenho 60 anos, aprendi um pouquinho de html e como brincadeira desenvolvi o site www.humor44.xpg.com.br
que é em HTML PURO e, embora não seja um site primoroso, ali testei várias técnicas (tem som, imagens, animações, etc). O resultado é que decidi permanecer no html para fazer os demais sites, pois não gostei dos chamados "sites prontos" ou mesmo de CSS, que eu acho que deixam a coisa meio "engessada".
HTML é bastante fácil, mas o que é mais difícil um pouco é justamente manipular tabelas. Por isso deve-se prestar bastante atenção nesse ponto, e o resto vai bem.
No futuro, pode-se pensar em adicionar "javascripts", para acrescentar alguns efeitos interessantes. pode-se conseguí-los de graça na internet. Procurando no Google por "freeware javascripts" encontraremos bibliotecas inteiras desses scripts.
Espero ter ajudado.
SDS, Teixeira

Páginas

Comente

Filtered HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal