Como fazer um website de verdade?





Introdução:


O objetivo da parte do WebLivre é ajudar colegas jornalistas, outros produtores de conteúdo e MPEs sem conhecimento técnico a criar uma presença decente na internet sem precisar depender de profissionais da programação ou do web design.

Aqui vc vai encontrar subsídios para a escolher o gerenciador de conteúdo (CMS - Content Management System) mais adequado às suas necessidades, contratar a hospedagem com o melhor custo/benefício e tb dicas práticas para enfrentar alguns desafios técnicos.

Com vontade de aprender e menos de U$ 30 por ano é possível produzir um website dinâmico personalizado fácil de atualizar com várias formas de interação com usuários (comentários, fóruns, enquetes, newsletters, etc).

Estou escrevendo aos poucos... Pretendo comentar em breve tb alguns aspectos da escrita para a web, estratégia editorial e organização do conteúdo.

Índice:


Escolha do CMS
- LAMP (Linux/Apache/MySQL/PHP)
- Open Source
- Content Management System (CMS)

Hospedagem
(veja tb Hospedagem de sites no Brasil... Vale a pena?)
- Necessidades
- Coisas úteis
- Preços
- Domínio

Personalização
- Temas e Templates
- Cascade Style Sheet (CSS)
- HTML => Conhecimento mínimo de html necessário

Servidor de testes
- Prá q serve?
- Dns dinâmico

Divulgação
- Como funcionam os mecanismos de busca?
- Como fazer parte do índice Google?
- Como facilitar a vida do Googlebot?

Conteúdo
- Linguagem Web
- Organização do conteúdo
- Qual é a função editorial do br101.org?
- Creative Commons


Os pré-requisitos para fazer sites a partir deste texto:
- ter espírito autodidata e vontade de aprender
- saber fazer uma busca no google
- conhecer a seguir a etiqueta da internet e, principalmente,
- ler o texto Como fazer perguntas inteligentes?" (o original, do Eric Raymond está aqui. É longo mas não deixe de ler. Sem essas regras fica difícil de construir de conhecimento na internet. )


Disclaimer:

Tenho contato com computadores desde os tempos do tk82, brinquei com videotexto, bbs, fiz meu primeiro site em 1996, cobri a área de informática e meu último emprego de verdade foi em uma dotcom, mas não sou programador ou especialista em segurança.

Sou jornalista (veja http://homedochina.br101.org) e nos últimos tempos tenho me dedicado a tentar viver produzindo conteúdo independente na internet.

Se discordar de algo, por favor, use a área de comentários ou, se preferir, escreva para china243 at br101.org.

Comentários

Realmente gostaria muito de desenvolver sozinha um site. Porém achei muito grosseira a forma como foi redigido o texto. Se não são grosseiros os HACKERs o formato do texto desmente isso. Cortesia sim é muito bom receber e é porisso, que fica difícil ser cortez após ler o texto, não há nada de cortêz nele. Não me acho uma estúpida, porém creio que se soubesse tudo o que é pré requisito saber para pedir ajuda, não necessitaria de pedi-la.

Supoem-se que quando alguém se propõe a ser um voluntario, não deva culpar quem o procura, muito menos seleciona-lo de fora tão rude.

Creio que a sua ajuda deva ser útil, porém gostaria de ter tido uma recepção melhor.

Grata

o China é um nerd retardado... nos queremos respostas simples.... nao queremos perder tempo pq fazemos mtas outras coisas na vida. Queremos só algum trouxa para responder nossas perguntas para nao eprdemos tempo criando sites... nao queremos viver disso nem sermos experts no assunto... Que cara retardado!

Amigo comece com aulas de português depoios e só depois,
comece a pensar em criar um site.

Pow meu problema é o servidor, segurar o site na net..jah tenho o site tdo..
se puder me ads no msn ficarei muito grato..
matheus_lenon@hotmail.com

Somos alunos de administração na faculdade simonsen,
porém temos um projeto de criar um site de interece de todos, voltado a adm, mas não temos muito conhecimento na criação de sites, pesso encarecidamente a ajuda de alguma pessoa que ja tenha passado pelas mesmas dificuldades: fabiano.sana@hotmail.com

Primeiro façam um curso de português, pois administradores que não sabem escrever é dose.Interesse, voltado à adm, peço.

leseira grandiosa;

Gostaria de saber como posso fazer um site... é para um trabalho da facul... eu vou ser franca... faço sistemas de informação, mais acredito que esta não é minha area, não sei nada!!! Bom mais neste momento estou precisando fazer uma pagina na internet, e como to por fora pois so tenho o conhecimento basico preciso de ajuda!!! Se poder dar uma forcinha agradeço desde ja... aguardo retorno : laiz.picolli@hotmail.com

Usa o Dreamweaver 8, da Macromedia. É muito bom, com ele você pode fazer HTML, JavaScript, XML, etc. Faz o download do Trial e se você gostar, compra (o original é 400 dólares). Você pode usar as ferramentas dele que colocam tudo automático sem precisar mexer no código ou pode usar o editor de códigos dele, que é como um Bloco de Notas ou TextPad...

Flanagan

Baixei um layout para fazer o meu site, mas não sei como faço o site com esse layout.

Se alguém puder me ajudar, poste aqui ou me adiciona:
complementoo@hotmail.com

Páginas

Comente

Filtered HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal