Personalização (Web Design)





Temas e Templates

Quase todos os CMS contam com templates e temas pré-programados que estão disponíveis para download. Normalmente para trocar a "cara" do site, basta baixar um arquivo e seguir as instruções de instalação. A complexidade deste processo varia de sistema para sistema, mas normalmente não é complicado.

Cascade Style Sheet

Provavelmente com o tempo vc vai querer dar uma cara personalizada para o seu site. O primeiro passo é mexer no arquivo da folha de estilo CSS (Cascade Style Sheet). O arquivo ".css" concentra as definições do tipo de letra, cor, tamanho, margens, colunas, etc.

A estrutura do css é razoavelmente intuitiva e dá para conseguir bons resultados na base da tentativa e erro. O processo é simples. Abra o aquivo ".css" e dê uma olhada nos nomes de cada registro. Dê uma olhada no código fonte da página e identifique quais os pedaços de texto que usam o que está definido no css.

Agora é só começar a fazer modificações no css, salvar e recarregar a página para ver as mudanças e repetir o processo até chegar em um resultado satisfatório. Tudo fica mais fácil entendendo um pouco da teoria do css. Procure no Google. Há montes de tutoriais e sites com referências. Para conferir se vc não fez bobagem, um bom recurso é o validador do w3c que está neste endereço: http://jigsaw.w3.org/css-validator/

HTML

Nem todas as mudanças são possíveis apenas mexendo no css. Para retirar ou acrescentar algumas coisas vai ser preciso ter algumas noções de html. Não é necessário saber fazer uma página a partir do zero, mas é fundamental ter um conhecimento mínimo para conseguir ler o código e entender o q deve ser modificado para aplicar o método da tentativa e erro.

Fiz um pequeno guia de referência com conhecimento mínimo de html necessário para conseguir ler o código do seu site.

Se discordar de algo, por favor, use a área de comentários ou, se preferir, escreva para china243 at br101.org.

Os pré-requisitos para fazer sites a partir deste texto:
- ter espírito autodidata e vontade de aprender
- saber fazer uma busca no google
- conhecer a seguir a etiqueta da internet e, principalmente,
- ler o texto Como fazer perguntas inteligentes?" (o original, do Eric Raymond está aqui. É longo mas não deixe de ler. Sem essas regras fica difícil de construir de conhecimento na internet. )

Comentários

Olá! gostaria de uma ajudinha!!!!!!!

Estou super curiosa para aprender a montar um site!!!!!

Gostaria de me aperfeiçoar futuramente nesta área, mas para isso gostaria de saber como funciona.

Grata pela atenção!

http://geocities.yahoo.com.br/cesarakg/smart-questions-pt_BR.html

Se vc quiser fazer um site, ou participar de qq iniciativa de construção do conhecimento na internet, é importante q vc leia o texto sobre como fazer perguntas.

[]s
China

Boa noite. Estou meio confuso com a estrutura de diretorios utilizando o DRUPAL Onde poderia obetr alguma ajuda ?

Minha dúvida é em relação aos NODS criados. Toda "STORY" criada pode ficar associada a um título(link) no menu certo ? Mas se eu quiser colocar um LINK primario de um outro assunto, tenho q criar um subdominio como nesta pagina ? (beleza, comprimidos, minhas fotos, etc) Assim sendo teria que ir no painel de controle criar estes subdominios e no DRUPAL direcionar ? (P Ex.: path: http://beleza.br101.org) Fiz isto, mas não consegui acessar a pagina criada.

E em cada diretório criado terei que instalar um DRUPAL ?

Posso mesclar paginas em HTML com paginas criadas no DRUPAL ?

Obrigado

vc pode colocar qualquer coisa nos menus... não necessariamente "story".

Qualquer nó pode conter HTML...

Não entendi o q vc quer dizer como "link primário"...

Eu tenho um monte de subdominios pq cada subdominio é um site separado... com base Mysql separada... (daria para colocar todas juntas... mas desse jeito eu distribuo melhor o trafego e tenho menos problema com o servidor compartilhado q eu uso)

Não precisa instalar os arquivos do drupal... se sua instalação estiver funcionando (e o Apache bem configurado)... é só criar um diretorio dentro da pasta "sites"... com nomes como beleza.br101.org... Dentro de cada diretorio desses tem um arquivo de configuração uma pasta de modulos e uma pasta de temas... (isso tudo tem em detalhes nas instruções do drupal... instalação de "multiple sites"..... dentro do proprio arquivo de configuração tem indicações de como fazer tb

Cogito ergo doleo

[]s
China

PS: por favor da próxima vez use a pagina do Drupal se quiser conversar sobre o Drupal.

http://weblivre.br101.org/drupal.html

Obrigado China. Desculpe por ter utilizado o espaço equivocado.

Continuo a discussão por lá ...

PS.As vezes você muda tudo pra lá também

Gostaria de agradecer pelo texto "perguntas inteligentes", depois de ler consegui obter algumas de minhas respostas através da busca e caminhei um pouco mais no sentido de aprender como fazer um site.
Obrigada.
Cibele

tenho um site que uma empresa gerencia pra mim só que eles demoram para atualizar, gostaria de assumir o site e trocar de provedor como devo proceder

Email gelson.cruz@bol.com.br

siim deve pq eles tem que ter mas agilidade por causa de vendas e outra s coisa vc tem que prosseder
..

O meu HTML apresenta "quadrados" quando ponho terxtos com acentos ou caracteres. Tentei corrigir com a tag "pre", mas não funcionou. Qual o erro ? Qual a solução ? Qual a Tag responsavel por isso ?

Se poderem me responder por e-mail, agradeço

danielzim_mofi@hotmail.com

Vc precisa colocar algo oomo...
"
meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /"

..nas suas páginas. Dá uma olhada no código fonte desta pagina.

UTF-8 é um tipo de codificação... outro comum é iso-8859-1

Qual vc usa depende... Eu uso UTF-8 em tudo.

Cogito ergo doleo

[]s
China

Páginas

Comente

Filtered HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal