Escolha do gerenciador de conteúdo (Content Management System)





Testei montes de sistemas de CMS. Essa foi a origem deste site, BTW :)

Meu preferido é o Drupal. Os maiores defeitos dele são a busca (por isso uso a externa fornecida pelo Google) e a área de administração. Esses dois problemas já são amplamente debatidos na comunidade que desenvolve o programa e a coisa vai melhorando aos poucos. Fiz um comentário detalhado no br101.org comparando outros produtos e explicando melhor os critérios da minha decisão.

Há uma grande variedade de CMS e sistemas de blogs que podem atender as suas necessidades. É uma questão de gosto. A melhor coisa a fazer é dar uma olhada nas opções instaladas aqui no weblivre.br101.org e dar uma passada também no opensourcecms.com e cmsmatrix.org

Há um recurso que considero fundamental: a produção de urls limpas.

Endereços assim...

http://exemplo.com/index.php?type=article&id=25 &date_written=20020322

...são mais difíceis de serem indexadas nos mecanismos de busca do que

http://exemplo.com/article/200203226

As urls limpas tb tem a vantagem de serem permanentemente associadas ao conteúdo facilitando a vida das pessoas que querem linkar alguma coisa no sei site.


Os pré-requisitos para fazer sites a partir deste texto:
- ter espírito autodidata e vontade de aprender
- saber fazer uma busca no google
- conhecer a seguir a etiqueta da internet e, principalmente,
- ler o texto Como fazer perguntas inteligentes?" (o original, do Eric Raymond está aqui. É longo mas não deixe de ler. Sem essas regras fica difícil de construir de conhecimento na internet. )

Comentários

Gostaria de saber mas sobre a questão do joomla e se por acaso existe algum livro editado falando sobre o assunto(joomla).
Antônio carlos - Rio de Janeiro

Se o maior defeito do Drupal é a área de administração. Então para que ele serve?

O poder do drupal está na flexibilidade e performance. Mas, de qq modo Melhorou muito a área de administração nas últimas versões.

As áreas de administração eram desorganizadas... ou melhor organizada de maneira não natural. Era uma questão de hábito.

Agora isso tá resolvido... e há muito mais recursos com o amadurecimento dos modulos cck e views.

Cogito ergo doleo

[]s
China

Cara essa história de URLs com &, ? e = serem difíceis de serem indexadas pelos mecanismos de busca é balela.... Coisa de SEO que quer empurrar mais um serviço. Basta fazer uma busca no Google e ver que alguns sites com URLs bonitinhas estão atrás dos de URL feias e vice-versa. Não há como bater o martelo e dizer que isso faz alguma diferença para os indexadores.

faz diferenca sim.

Testei o Publica www.cmspublica.com.br Formidavel. Trabalho com ele no jornal que presto serviço e é facil de usar, permite desenvolver modulos e é possivel montar um portal de grande porte em menos de um mes apenas sabendo html.

Comente

Filtered HTML

  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Leia antes de postar

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License. Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Se vc quiser tentar aprender a fazer um site igual a este usando softwares livres, vá até o weblivre.br101.org e leia:
Como fazer um website de verdade?
Powered by Drupal